Trata-se de um festival folclórico muito popular na cultura do estado do Amazonas, sendo reconhecido, inclusive, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). É um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de ParintinsA festejo ocorre desde 1.965 e é muito popular na região, atraindo também, pessoas de todo Brasil e de outros países. Tradicionalmente é realizada no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em Parintins. O local mais conhecido como Bumbódromo, possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas.O público fica na arquibancada apreciando os desfiles e torcendo pelos seus candidatos favoritos. Os concorrentes são dois bois, oboi Caprichosoe oboi Garantido. São bois alegóricos, confeccionados com riqueza de detalhes e graciosidade.
Cada boi já possui uma cor definida, ou seja, o Caprichoso sempre se destacando com a cor azul e o Garantido, com a cor vermelha. Os bois são acompanhados por seus grupos, que reúnem cerca de 4 mil integrantes cada.
As apresentações são realizadas durante três noites seguidas (sexta-feira, sábado e domingo), podendo cada uma delas ter no máximo 2h30 e no mínimo 2h. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação.
fonte: www.manaushoteis.tur.br/conheca-manaus/teatro-amazonas Teatro Amazonas O Teatro Amazonas que hoje é um grande símbolo de Manaus e riqueza no ciclo da borracha, tem uma grande história. Isso porque, nos tempos áureos, a capital amazonense era uma das cidades mais ricas do Brasil e tinha uma presença européia muito forte, principalmente de franceses. Além disso, europeus vindos de países como Itália, Alemanha e Inglaterra, tinham costumes parisienses e por isso houve a necessidade da construção de uma casa de óperas. Dessa forma, em 1884 foi dado o pontapé inicial para a construção do teatro, ...
Comentários
Postar um comentário